Construindo Aprendizagens no Ciberespaço

De Professor pra Professor

sábado, fevereiro 02, 2008

 

Em 2008 este espaço está trazendo uma novidade aos seus visitantes e aos educadores de uma forma em geral.
Aqui serão colocados alguns pontos referentes ao trabalho pedagógico auxiliado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Também serão apresentados recursos e sites que poderão ajudar o educador no seu caminho ao lomngo do ano.

"De Professor pra Professor" é uma coluna dentro do meu Blog pessoal onde convido-o para refletir e descobrir novas formas de atuar!

 

É incrível como as Tecnologias da Informação e Comunicação vêm invadindo gradativamente o cotiano de professores e alunos. Cada vez mais, novas práticas vêm sendo desenvolvidas com a utilização dos computadores, internet, Ambientes Virtuais de Estudo, e tantos outros recursos disponibilizados graças aos recursos informáticos.

Atividades centradas no aluno, o aluno como autor, trabalhos colaborativos, configuram um novo vocabulário que vem sendo incorporado pelos professores. Nesse sentido, o espaço da cibercultura vem desvendando-se como um aliado no favorecimento das iniciativas de Cooperação.

As "salas dos professores", tão comuns nas instituições de ensino, encontram-se espalhadas agora também no mundo virtual. As comunidades de educadores formam-se em todas as partes do mundo, criando canais de comunicação,  divulgação de experiências, gerando e propagando idéias de trabalho.

Assim como no mundo corporativo, a ordem da vez é a colaboração. Idéias como o trabalho centrado no aluno, a valorização do processo de autoria do aluno, a idéia do professor como aprendente, modificam ações, costumes e reinventam o processo de ensino-aprendizagem.

O fato de uma experiência educativa poder estar sendo socializada, discutida, modificada ou complementada numa comunidade virtual traz a colaboração como um novo modelo de construção da ação do trabalho pedagógico.

Essas possibilidades vêm estimulado a criação de Concursos e Prêmios voltados para a divulgação e valorização das melhores práticas desenvolvidas no país. Em 2007 tive oportunidade de participar de dois desses eventos e verificar, no contato com outros educadores, como a dificuldade pode se tornar um estímulo para a superação.

O primeiro, o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, onde fui finalista com o Projeto Escola.com CIÊNCIA, contou com a participação de Educadores de todo o país. Foram mais de 350 Projetos inscritos concorrendo em quatro categorias.

O segundo, o Prêmio de Tecnologia a Serviço da Educação, instituído pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, teve por objetivo destacar as melhores práticas envolvendo as Tecnologias da Informação e Comunicação desenvolvidas no Estado. O Projeto Escola.com CIÊNCIA ficou com a Primeira Colocação Geral. Concorreram mais de 170 Escolas e na segunda fase 52 escolas foram premiadas.

Nesse sentido, também temos tido diversas propostas de abertura de Ambientes Virtuais de Colaboração entre educadores. Iremos agora descrever alguns cais disponíveis para o trabalho colaborativo e interação entre educadores, como o exemplo do Ponto de Encontro, um Portal fundado numa parceria entre a Microsoft e a Fundação Victor Civita - responsável também pela Revista Nova Escola.

No Ponto de Encontro temos a participação de educadores do país inteiro, distribuídos pelas inúmeras comunidades relacionadas aos mais diversos temas. Assim como educadores de todo o país, administro uma comunidade no Ponto de Encontro. A Comunidade Educadores Inovadores - 2007, destinada ao encontro dos finalistas ao Prêmio no ano de 2007 e aos demais educadores do país.

Além de proporcionar o encontro entre educadores, o Ponto de Encontro ainda permite que arquivos, images e textos sejam compartilhados, ajudando o processo do trabalho colaborativo.

Recentemente outros recursos foram adicionados ao Ponto de Encontro, como por exemplo a interligação com o progragra de comunicação instantânea da Microsoft - MSN. Esse fato possibilita que os usuários saibam quando algum amigo encontra-se online e possa interagir de forma síncrona.

Um outro canal de comunicação criado para contato e divulgação de informações referentes aos Projetos finalistas ao Prêmio Educadores Inovadores o Ponto de (Re)encontro!, um Blog coletivo que conta com a participação da maioria dos finalistas.

Esses canais e as iniciativas descritas acima indicam alguns dos muitos caminhos possíveis para ã utilização do espaço virtual como meio de união entre educadores e formas de ampliação do trabalho pedagógico.

No entanto, as possibilidades não se esgotam por aí! O mundo virtual também cria possibilidade de interação e comunicação entre professores e alunos. Tenho tido a experiência de propor administrar um Ambiente Virtual de Estudo baseado na interface de Blogs. O Portal Escola VIRTUS está voltado para atividades da disciplina de Informática Aplicada à Educação e, mais recentemente, também está incorporando atividades do Projeto Escola.com CIÊNCIA. No portal Escola VIRTUS você encontra páginas chamadas "Sala de Aula". A Sala de Aula de 2006, Sala de Aula de 2007 e Sala de Aula de 2008 estão disponíveis, mantendo um arquivo da evolução do uso do Blog como Ambiente Virtual de Estudo.

Como pudemos ver, as possibilidades de comunicação instituídas por meio do mundo virtual ampliaram as formas de interação entre professores e alunos.

No próximo post falarei um pouco sobre as possibilidades de criação de material multimídia para aulas de ciências.

Até a próxima!

 

Cláudia de Almeida Pires

Profª de Informática Aplicada à Educação Mestranda em Ensino das Ciências - UFRPE

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